sexta-feira, 6 de junho de 2014

Informações sobre os “Tapebas” em Povos
Indígenas do Brasil



Situação das terras: 

Na etnia Tapeba há um conflito histórico com a Prefeitura de Caucaia, representada pelo grupo político que vem dominando naquele município há mais de 20 anos. O povo Tapeba, por ter sido o primeiro grupo efetivamente reconhecido pelo órgão oficial, acumula o maior número de processos, já tendo, inclusive, um Procedimento Demarcatório de Terra anulado por não cumprimento de questões formais. Ainda tramitam na justiça várias ações que questionam a existência dos índios Tapeba e vem surgindo novos conflitos decorrentes da continuidade do novo procedimento demarcatório e das retomadas legitimamente organizadas pelos índios Tapeba.

A população Tapeba é composta, atualmente, por aproximadamente 6.439 indígenas que vivem distribuídos em 17 comunidades. Seu território está localizado na Região Metropolitana de Fortaleza, no município de Caucaia – estado do Ceará. A Terra Tapeba foi identificada em 1986 com uma área de 4.675 ha, pela FUNAI, e atualmente encontra-se em processo de demarcação.

A afirmação da identidade étnica e a luta pela terra são elementos fundamentais para compreender a história desse povo que, até tempos recentes (década de 80), não tinha o reconhecimento de sua etnia uma vez que a presença de povos indígenas no Ceará era constantemente negada.

Até a década de 80, o estado do Ceará, assim como os do Piauí e do Rio Grande do Norte, eram dados, pelos registros da FUNAI e pelos levantamentos produzidos por antropólogos e missionários, como os únicos estados no Brasil, além do Distrito Federal, em que inexistiam índios. No Ceará, entretanto, a presença indígena deixou de ser ignorada quando a então Equipe de Assessoria às Comunidades Rurais – hoje, Equipe de Apoio à Questão Indígena – da Arquidiocese de Fortaleza passou a atuar no município de Caucaia, junto à coletividade dos Tapeba.

“Tapeba”, “tapebano” ou “perna-de-pau” são atribuições étnicas pelas quais uma dada coletividade se identifica e é reconhecida na paisagem social local do município de Caucaia como constituindo um grupo distinto. Tapeba também é um topônimo. É o nome de uma lagoa e um riacho periódico da área rural do distrito da sede do município de Caucaia, na proximidade dos quais moram famílias Tapeba, numa área onde a sua presença é majoritária.

A etimologia da palavra tapeba é tupi constituindo uma variação fonética de itapeva (de itá/tá, i. é, “pedra”; e peva, i. é, “plano”, “chato”): “pedra plana”, “pedra chata”, “pedra polida”, etc. O nome do município em que se encontram também é de origem tupi, representando uma variação de ka’a-okai (de ka’a, i. é, “erva”, “mato”, “bosque”, “floresta”; e okai, i. é, “queimar”): “mato queimado”, “bem queimado está o mato”, “queimada”, “mato que se queima”. A toponímia local é quase toda ela de origem tupi: Capuan, Iparana, Icaraí, Jandaiguaba, Paumirim, Pabussu, Tabapuá etc.

*Fonte: texto original do antropólogo Henyo Trindade Barretto Filho disponível no site Povos Indígenas no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário